Jane Hilda Badaró

Artista Plástica e Poeta

SOBRE A ARTISTA E POETA

Jane Hilda Mendonça Badaró

Jane Hilda Mendonça Badaró nasceu no Rio de Janeiro em 11 de março de 1962, e recebeu o título de Cidadã Ilheense em 2019. Iniciou nas artes plásticas em 2011, e no seu currículo constam diversas exposições individuais em Ilhéus, na Galeria do Teatro Municipal, Centro de Convenções, Museu da Piedade, Museu da Capitania, Espaço Cultural Bataclan, dentre outros, além de participações em

São Paulo, Rio de Janeiro, Paris, Alemanha, Portugal, Japão. Também tem trabalhos de ilustração de livros e revistas. Sua arte é espontânea, com temáticas variadas, por vezes com toque de surrealismo, outras vezes regionalista, etc. Enfim, trata-se de uma arte livre, sem quaisquer tipos de amarras. Lançou o livro “Imagens & Sentimentos: Poemas (Des) engavetados e Pinturas, pela Editora Mondrongo, em 2016.
Tem graduação e mestrado em Direito. É advogada e professora concursada da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, lotada no Departamento de Ciências Jurídicas. Militou na Imprensa Regional , ocupou cargo de Diretora Adjunta da Ilhéus Revista e foi Assessora de Imprensa da fundação Cultural de Ilhéus- FUNDACI, além de fazer colunismo em jornais e revistas. É membro e Secretária-Geral da Academia de Letras de Ilhéus. Possui seu #AteliêJaneHildaBadaróArt na Avenida Soares Lopes, 1052, Ilhéus-Bahia Brasil.

Conheças as poesias de Jane Hilda Badaró

Poesias publicadas e inéditas

Jane Hilda Lança Livro

com suas Telas e Poemas

“Imagens & Sentimentos:

Poemas (Des)engavetados e Pinturas.

A obra traz poesias escritas dos idos de 80, 90, além de alguns mais atuais, e também imagens de Pinturas realizadas por ela nos últimos cinco anos. Já uma artista plástica com obra exposta na França e outros lugares do mundo, a autora considera que poesias podem ser feitas tanto com palavras quanto com imagens. “A arte – naif – que faço, é pura expressão, reflexo de viagens interiores, dúvidas e certezas de minh’alma, trazidas sem preocupação com técnicas e estilos, do mesmo modo, são os poemas que escrevo”, diz.

Jane Hilda (advogada, professora da UESC e jornalista), explica que a semente deste trabalho foi plantada em 1992, quando era Assessora de Imprensa da Fundação Cultural de Ilhéus, e recebeu a visita do poeta fundador da Academia de Letras de Ilhéus, o saudoso Abel Pereira. Naquela oportunidade passou às mãos dele alguns de seus poemas, num bloquinho de folhas datilografadas, com o título de “ALGUNS POEMAS ENGAVETADOS”, e em poucos dias recebeu o que considera um presente. Abel lhe trouxe de volta seus poemas, e junto a eles, uma poesia de sua própria lavra, aconselhando desengavetá-los. Tal poema, aliás, está no livro.

Com selo da Editora Mondrongo, o livro, que traz a lume o poema inédito de Abel Pereira, possui 136 páginas, todas coloridas, e capa dura. Para Gustavo Felicíssimo, que é escritor, editor do livro e apreciador das mais diversas linguagens artísticas, a arte de Jane Hilda reflete suas preocupações existenciais, incluindo aí as espirituais, e tanto seus poemas quanto suas telas dialogam em via de mão-dupla, ou seja, é como se o reflexo de uma forma de arte pudesse ser vista na outra. O leitor pode estar certo de que será apresentado a um livro único, belo e esteticamente de muito bom gosto. Em todos os sentidos, da capa ao conteúdo, um livro extraordinário.  

CONTATO

+55 73 99185-5453

jhildabadaro@hotmail.com

REDES SOCIAIS

Desenvolvido por:
2021 © ADS Marketing Digital | Todos os direitos reservados.